A importância da atividade física em casa

26/06/2020

Diante do cenário de distanciamento social pelo qual o mundo está passando o Professor Francisco José Fornari Sousa apresenta os resultados obtidos através de pesquisas na base de dados do Google Acadêmico sobre a importância da prática de atividades físicas em casa como mecanismo de redução da obesidade, principalmente em crianças.

Através de uma palestra virtual com embasamento em dados obtidos por meio de estudos realizados na China, Coréia do Sul, Canadá e Estados Unidos, aponta as consequências negativas causadas pelo sedentarismo no atual momento pandêmico que assola o planeta. As informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Colégio Americano de Medicina Esportiva são referências pois apontam a influência da prática de atividades físicas para crianças e adultos.

As análises recomendam a prática de exercícios físicos sobretudo por crianças em idade escolar, mas que estão afastadas da sala de aula devido ao isolamento social. Fornari enaltece que os pesquisadores defendem que o efeito do Covid-19, a longo prazo, pode acarretar problemas como obesidade infantil, já que estudos análogos comprovam que durante o período de recesso e férias escolares estes índices aumentam consideravelmente.

Conforme o educador físico, os pais são peças-chave para a saúde física dos seus filhos neste período. Ele destaca a realização de atividades esportivas, jogos ativos e alongamentos interativos entre a família. "Incorporar atividades físicas e que as sessões [de televisão] sejam interrompidas a cada 30 a 60 minutos. Que se pare um pouquinho e se faça algum alongamento, alguma atividade, para que não fiquem muito tempo parado", recomenda.

Fornari encerra sua participação reforçando os benefícios das práticas físicas para os sistemas cardiovascular, metabólico, imunológico e saúde mental. Defendeu ainda como atividade essencial durante o período de isolamento social sem deixar de recorrer as medidas de prevenção ao Covid-19. Série Unifacvest Com Você!

Série Unifacvest Com Você! Assista ao web-based seminar com o professor Francisco Fornari na Sala Virtual do Unimestre.

Por Rafael Vargas, Jornalista

press@unifacvest.edu.br