REITOR NA ALESC: DEBATE ABERTURA DE CURSO DE MEDICINA NA UNIFACVEST COM DEPUTADO MARCIUS MACHADO

27/03/2019

Reitor na ALESC

O Reitor do Centro Universitário Unifacvest, professor Geovani Broering, esteve, na manhã de hoje, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no gabinete do Deputado Estadual Marcius Machado, único representante da serra catarinense na ALESC, conversando sobre o teor da Sua Moção Legislativa aprovada ontem, solicitando a liberação de novos cursos de medicina no país e a revogação da portaria nº 328/2018 do Ministério da Educação.

Pela portaria nº 328/2018 o governo do ex-presidente Michel Temer suspendeu pelo período de 5 anos o protocolo de pedidos de aumento de vagas e de novos editais para autorização de novos cursos de graduação em Medicina.

Cabe lembrar que em 06 de agosto de 2013 a Unifacvest protocolou o projeto de criação do curso de Medicina e a instituição já contava, com uma das melhores estruturas na área da saúde no Estado de Santa Catarina. Hoje, está realizando um dos maiores investimentos privados em saúde do Estado e espera que seu projeto para Medicina seja desarquivado com a revogação solicitada pela Moção, informou o reitor Geovani Broering ao Deputado Marcius Machado.

A moção aprovada ontem e assinada pelo presidente da ALESC, Deputado Julio Garcia, informa que, à época (2018), o Ministro da Educação não ouviu o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Saúde, bem como os demais atores envolvidos e acabou prejudicando a população carente que não tem condições de pagar um plano de saúde. E que, quando há mais oferta de cursos de Medicina, menor será mensalidade.

Outro aspecto contido na Moção destaca que a extinção do programa “Mais Médicos”, no qual havia cerca de 10 mil profissionais, que atuavam em várias cidades, evidencia que há a necessidade da abertura de novos cursos de medicina, em especial para atuarem do interior do Brasil.

Considera a Moção que a suspensão se baseia na pressão do Conselho Nacional de Medicina e que existem cursos com qualidade deficitária, mas isso não justifica a suspensão de novos cursos e/ou aumento das vagas, pois é função do Estado cobrar qualidade do ensino e da extensão das Instituições de Ensino Superior.

O texto final requer que seja encaminhada ao senador Jorginho Mello (PR-SC), ao Ministro da Saúde e ao Ministro da Educação a seguinte moção:

“A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, acolhendo proposição do deputado Marcius Machado - PR solicita a Vossas Excelências o apoio para a liberação de novos cursos de medicina no país, a partir da revogação da portaria nº 328/2018 do Ministério da Educação atenciosamente, deputado Julio Garcia PSD – presidente”.

Legenda da foto: Deputado Estadual Marcius Machado; Clévis Couto, Chefe de Gabinete; Dr. Matheus Paim, Assessor Jurídico da Unifacvest; Fábio Lunardi Farias, doutorando em Direito pela Unifacvest e professor Geovani Broering, Reitor do Centro Universitário Unifacvest

Crédito da foto: Assessoria do Gabinete do Deputado Marcius Machado

>>>>>

Por Ricardo Leone Martins – Coordenador da Unifacvest Press

Unifacvest Press - Agência Experimental de Conteúdo e Comunicação Digital

Template: Francisco Kirchner

Whatsapp: +55 49 3225 4114

Jornalista responsável: Iria Catarina Queiróz Baptista RPMT 6450


Galeria de Fotos