Unifacvest realiza Mostra Cultural e Feira Tecnológica com o tema Desenvolvimento Regional

18/10/2023

A Mostra Cultural e Feira Tecnológica da Unifacvest com o tema Desenvolvimento Regional aconteceu na noite de terça-feira, 17 de outubro, com apresentações culturais no Teatro e estandes e banner no Campus Central. O evento teve expressiva participação da comunidade acadêmica através de apresentações culturais, exposição de 380 banner de projetos de iniciação científica e 172 produtos na Feira Tecnológica em todas as áreas, abordando pesquisas, tecnologias e soluções para o Desenvolvimento Regional.

O Reitor, Prof. Dr. Geovani Broering, fez a abertura destacando a contribuição da Unifacvest para o Desenvolvimento Regional nestes 25 anos presença em Lages e na serra catarinense com Ensino Superior Presencial e, desde 2016, em cerca de mil cidades em todo o Brasil com o Programa de Educação a Distância - EAD. Broering enfatizou que o Ministério da Educação e agências avaliadoras externas reconhecem que os altos investimentos em infraestrutura e no Corpo Docente permitem que a Unifacvest ofereça os melhores cursos do país em todas as áreas do conhecimento. Isso impacta sobremaneira no Desenvolvimento Regional, primeiro, porque traz ao mercado local a necessidade da oferta de serviços que antes não eram demandados. Segundo, porque qualifica os profissionais da região tornando Lages um centro de referência multiprofissional, abrindo as portas para a expansão de produtos e profissionais no mercado internacional.

O Reitor lembrou que hoje, com o Programa FUMDES do Governo de Santa Catarina, todos têm a possibilidade de ingressar na Unifacvest com bolsa integral, sem pagar nada, desde que atendam os critérios do Edital de ter feito o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa e residir há 5 anos no Estado. Para os acadêmicos matriculados conclamou p que preencham o cadastro até o dia 20 para que possam, também, garantir esse benefício.

A Vice-Reitora, Soraya Lemos Erpen Broering agradeceu e parabenizou os acadêmicos e professores pelos excelentes trabalhos e produtos apresentados. O Pró-Reitor Acadêmico, Ricardo Leone Martins enalteceu a importância dos trabalhos apresentados por acadêmicos e professores que contribuem para que a Unifacvest figure entre as 5 melhores universidades privadas do Brasil. O Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão, Renato Rodrigues, falou das duas décadas de história da Mostra Cultural da Unifacvest e da qualidade das produções.

A Comissão Própria e Avaliação - CPA representada pela coordenadora Cláudia Waltrick Machado Barbosa e pelos membros Diangeli Gallert Alfredo da Silva, Juliana Facchini de Souza, Darlan Nardi e Suiani Amaral, apresentou de forma sintética o Relatório de Melhoria Contínua resultante da autoavaliação de 2022. Cláudia destacou que todos os pontos críticos verificados no relatório foram encaminhados à Reitoria que prontamente colocou em prática as sugestões da CPA. Informou que a autoavaliação 2023 já está disponível no Unimestre e no Portal AVA para preenchimento e enalteceu a importância da participação de acadêmicos e docentes.

O professor Ozzy Furlan, Mestre de Cerimônias, anunciou na sequência os acadêmicos artistas e as músicas interpretadas. As apresentações levantaram o público presente que acompanhou cantando os refrões das canções nos estilos MPB, sertanejo, gospel e clássico.

Ao final, representantes acadêmicos de todos os cursos prestaram uma homenagem aos professores, chamando-os ao palco e entregando uma homenagem em forma de chocolate que dizia: Quem compartilha seu TALENTO merece todo o nosso PRESTÍGIO. O Professor Ricardo Leone, em nome dos docentes, agradeceu a deferência e fez um trocadilho: quem nos prestigia tem muito talento.

Clique e acesse o registro fotográfico

Texto: Ricardo Leone Martins

Crédito das Fotos: Felipe Thums

Legenda das Fotos:

1) Reitor Geovani Broering; 2) Vice-Reitora Soraya Lemos Erpen Broering; 3) Pró-Reitor Acadêmico Ricardo Leone Martins; 4) Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão Renato Rodrigues; 5) CPA; 6) Público; 7) Homenagem aos Professores. Seguintes: apresentações.