Turma de pós-graduação realiza visita técnica ao Projeto Lontra

17/12/2022

A turma de pós-graduação em Educação Ambiental, da cidade de Florianópolis-SC, juntamente com o professor Dr. Alexandre Ribeiro Filho, realizou uma visita técnica ao Projeto Lontra, um projeto de pesquisa e conservação que estuda a ecologia das lontras no Brasil, buscando soluções para a conservação das espécies, desenvolvido pelo Instituto Ekko Brasil - IEB, localizado na Lagoa do Peri, Florianópolis.
"O Projeto Lontra foi escolhido como local da visita por ser uma experiência prática essencial e complementar para a disciplina de Ecologia, Desastres Naturais, Mudanças Climáticas e o Impacto no Ambiente Catarinense. Alinhando-se perfeitamente com os conteúdos trabalhados em sala de aula", afirmou o professor Alexandre, ressaltando que devido a proximidade do local, a turma conheceu também os mananciais hídricos da Lagoa do Peri e a Praia da Armação, que por apresentarem ecossistemas naturais, possibilitam a aplicação dos conceitos de ecologia.
Segundo o professor, durante a visita, os alunos puderam observar o que são habitats, nichos ecológicos, cadeias alimentares e acompanharam o fluxo de energia e matéria dentro de ecossistemas, desde a introdução de energia através das plantas fotossintetizantes até a reciclagem dos nutrientes realizada pelos microorganismos no solo. "Com as visitas técnicas é possível complementar a didática, ampliando a profundidade do aprendizado", enfatizou o professor. "Desde quando comecei a lecionar na Unifacvest, tenho realizado visitas técnicas com minhas turmas de diferentes cursos e já possuo inclusive, agendamentos de novas viagens a campo para o próximo semestre", concluiu.
A aluna da pós-graduação, Elisa Bacci, trabalha no Projeto Lontra e fez a ligação com a turma, facilitando a realização da visita. "A pós-graduação está ajudando muito a dar mais base e material, para trabalharmos no Projeto de forma mais efetiva com a conservação das espécies e principalmente para a atuação e mobilização social", destacou Elisa.

Por Amábile Antunes - RPTME 6964/SC e Brunno Vedana
Unifacvest Press - Agência Experimental de Comunicação