Egressa da Unifacvest participará do Simpósio Internacional de Direito na Espanha

19/10/2022

Aline Cruz, egressa do curso de Direito da Unifacvest, irá apresentar seu artigo intitulado, "A influência das sesmarias na estrutura fundiária do Brasil república" no IX Simpósio Internacional de Direito (CONSINTER 2022), que acontecerá de 2 a 4 de novembro, em Madrid, na Espanha. O artigo aborda os reflexos do sistema sesmarial na estrutura fundiária brasileira contemporânea, tais como a concentração de terras, desigualdade e exclusão social.
O Simpósio Internacional de Direito CONSISTER, contará com palestras de professores internacionais e grupos de trabalho com apresentações orais de artigos científicos, com objetivo de promover a autonomia individual, para que de forma construtiva e integradora, o indivíduo possa melhorar o próprio destino e da sociedade em geral, visto que os participantes poderão apresentar suas contribuições científicas inéditas, valorando sua publicação tanto na Europa, quanto no Brasil.
Aline acredita que levar temas como esse, para eventos internacionais, trará mais visibilidade a antigos problemas que permanecem na Brasil. "A expectativa é chamar atenção e ressaltar que apesar de todo aparato legislativo e tecnológico que surgiu com o passar dos anos, os velhos problemas coloniais como demarcação, concentração de terras, desigualdade e exclusão social, título aquisitivo juridicamente válido, permanecem o cerne do problema da estrutura fundiária brasileira atual", ela ressalta também, que trazer mais visibilidade para esse tema, poderá ajudar na busca de novas formas para solucionar os problemas. "A discussão do tema e a compreensão de sua importância e seus reflexos sociais poderão ocasionar uma mudança de paradigma, cultural, política e social, trazendo novas reflexões dos impactos sofridos no passado para poder buscar formas de solucionar os problemas da estrutura fundiária brasileira contemporânea", destacou.
Com orientação de Josiane Brugnera professora da Unifacvest, Aline inscreveu seu artigo no CONSISTER 2022, durante uma fase difícil de sua vida, logo após perder seus avós em setembro de 2021. Segundo ela, ter seu trabalho aprovado para publicação e apresentação, a ajudou a passar por esse processo. "Ao saber da aprovação, a sensação foi de alegria pela conquista, mas, além disso, foi a satisfação de saber que apesar do vazio deixado pela ausência dos meus avós, ainda existe dentro de mim a menina sonhadora que eles sempre apoiaram. Essa conquista profissional e pessoal materializa a força, união, amor e empatia que recebi dos meus pais, irmã e amigos que não me deixaram desistir. Então, a sensação é de gratidão por estar vivendo tudo isso", concluiu.

Por Amábile Antunes - RPTME 6964/SC
Unifacvest Press - Agência Experimental de Comunicação <press@unifacvest.edu.br>
Jornalista responsável: Patrícia Dias - RPTME 6701/SC
Coordenação: Patrícia Dias


Galeria de Fotos