Professor e mestrando da Unifacvest publica seu primeiro livro

19/10/2022

Diego Audibert, professor da Unifacvest e mestrando em Práticas Transculturais, publicou seu primeiro livro, intitulado "Vivências, Reverências e Sofrências". Diego destacou que os diálogos com o professor Dr. José Endonça Martins, nas aulas de Literatura Afrodescentente do mestrado, foram importantes para o lançamento do livro.

Trata-se de um livro de poemas, que relata a vivência do professor Diego na cidade de Lages-SC, com reverências a poetas e músicos que o inspiraram, tendo poemas respostas de obras de autores como, Augusto dos Anjos, Manuel Bandeira, Paulo Leminski, entre outros, e a última parte, denominada Sofrências, é voltadas as "sofrências amorosas" que o autor passou na vida.

Diego explicou que sendo leitor assíduo desde criança, sempre teve o sonho de publicar um livro contando suas próprias histórias e viu nessa possibilidade a oportunidade de ajudar os leitores. "Esse livro em especial, tem o objetivo de ajudar pessoas que passem problemas emocionais como eu passei. Comecei a escrever poemas como uma forma de tratar a ansiedade e depressão, percebendo então que poderia ser utilizado para ajudar outras pessoas, fiz o processo de seleção e ordenação dos mesmos para o nascimento desse livro, espero que ele possa ajudar aos leitores, assim como ele ajudou o escritor", ressaltou.

O professor já está no processo de produção de mais dois livros que pretende publicar em breve. "Agora trabalharei com contos. Tentando trazer brasilidade a literatura, um dos livros será sobre contos com teor nacional, como a vida nossa de cada dia e folclore. No outro livro, serão contos de terror, também ambientados no Brasil". Professor a mais de 10 anos, Diego vê a publicação do seu livro e de livros futuros, como um incentivo aos seus alunos. "Nunca atingiremos um letramento pleno sem que nossos alunos leiam e se tornem críticos do mundo a sua volta", destacou

Para Diego, ter um livro publicado em uma grande editora, alavanca a carreira de um modo singular, além de poder passar aos alunos esse conhecimento do processo de formulação e edição do livro que ainda é desconhecido por muitos.

O livro "Vivências, Reverências e Sofrências", pode ser encontrado na Biblioteca da Unifacvest, no Campus Central em Lages, em livrarias e sites como, Amazon, Cultura, Editora Viseu a qual publicou a obra, entre outros, tanto em E-book quanto no formato físico.

Por Amábile Antunes - RPTME 6964/SC

Jornalista responsável: Patrícia Dias - RPTME 6701/SC