Mestrado da Unifacvest em Práticas Transculturais retorna presencialmente

29/08/2022

Nesse mês de agosto, a 13ª turma de Mestrado Profissional em Práticas Transculturais iniciou as aulas na Unifacvest. Essa é a primeira turma retornando com as atividades de forma presencial após o período de aulas síncronas devido a pandemia.

No primeiro encontro presencial, a turma iniciou as aulas com o Professor Eduard Marquardt, na disciplina de Projeto do Material Didático. Marquardt falou sobre a expectativa das aulas retornarem de forma presencial: "O período em que as aulas estiveram de forma síncrona foi altamente produtivo, continuamos nossas aulas, orientações, produção técnica e científica durante a Pandemia, porém, o contato direto com os alunos possibilita um maior envolvimento da turma,  principalmente se tratando de que no Mestrado nós trabalhamos com projetos, com a aprendizagem baseada em problemas, então com a possibilidade de reunir os alunos em grupos, alternar esses grupos e mostrar o quanto eles podem produzir juntos, nos traz maiores possibilidades de resultados a serem alcançados", ressaltou.

A coordenadora do mestrado, professora Arceloni Neusa Volpato, relembrou as aulas durante a Pandemia: "Nós da Unifacvest, tivemos respostas rápidas diante à situação e não paramos, a imersão no mundo das tecnologias digitais aplicadas à educação solidificaram ainda mais as nossas linhas de pesquisa. Contudo, o retorno traz o contato olho no olho, o calor dos espaços de aprendizagem, exorta nossa humanidade e os laços sociais mais intensos. Sem dúvida, um grande passo". Concluiu.

O Mestrado Profissional em Práticas Transculturais, tem como objetivo fazer com que o aluno disponha de recursos e estratégias para desenvolver a sua atividade profissional com mais desenvoltura, ou seja, os mestrandos tem uma gama enorme de alternativas para a realização das atividades, sendo mais de 50 possibilidades de desenvolvimento de trabalho disponibilizadas pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), entre elas, os alunos podem desenvolver aplicativos, infográficos, podcasts, vídeos, softwares, entre outros, podendo abranger e atender demandas de várias áreas do conhecimento. O mestrado tem duração de dois anos, sendo realizados encontros com os mestrandos de forma quinzenal aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Imagem: 13ª turma do Mestrado.

Por Amábile Antunes - RPTME 6964/SC

Jornalista responsável: Patrícia Dias - RPTME 6701/SC