Volta às aulas presenciais na Unifacvest: professores têm formação continuada até sexta-feira

26/01/2022

A UNIFACVEST, maior e melhor universidade da serra catarinense, de acordo com o MEC, reúne seus professores e coordenadores de quarta até sexta-feira para apresentar as inovações do ano de 2022 com o retorno das aulas presenciais a partir da próxima semana. Nesta quarta a atividade é destinada aos coordenadores de curso e aos coordenadores dos NDEs. Os coordenadores e professores que residem fora de Lages participam de forma remota síncrona.

A atividade será coordenada pelas pró-reitorias Acadêmica e de Pesquisa e Extensão. O pró-reitor de Pesquisa e Extensão, Renato Rodrigues, apresentará as diretrizes curriculares do MEC sobre a incorporação das atividades de extensão no currículo, os projetos sociais com visão educativa que são exigidos para beneficiados com bolsas de estudo, calendários e operacionalização das Atividades Curriculares Complementares (cursos, eventos e semanas acadêmicas). Já o pró-reitor Acadêmico, Ricardo Leone, abordará os novos procedimentos para a avaliação e garantia da aprendizagem, regulação da aula e mediação das atividades, relatórios dos Núcleos Docentes Estruturantes de cada curso, resultados da Comissão Própria de Avaliação e calendário das ações da Unifacvest nos bairros de Lages e nos municípios com alunos que estão todas as noites na universidade.

O Reitor Geovani Broering reafirmou que a Unifacvest seguirá a determinação do Decreto Estadual Nº 1.669, de 11/01/2022 que autoriza o retorno das aulas presenciais. Oferecerá, também, nas condições de exceção apontadas no Decreto catarinense as garantias da Portaria MEC Nº 1038 de 7/12/2020 em vigência. Desta forma, alunos e professores pertencentes aos grupos de risco terão assegurados o exercício profissional e a vida acadêmica. Para estas situações, algumas disciplinas poderão permanecer em home class, excetuando-se as disciplinas práticas dos cursos da saúde e das engenharias.

Broering destacou que a Unifacvest está adequando as salas de aula para a transmissão síncrona e gravação das aulas diretamente da universidade para que o aluno impedido de estar na sala de aula possa acompanhar as atividades ou revê-las a qualquer tempo.

Imagem 1: Pró-reitor de Pesquisa e Extensão, Renato Rodrigues, reitor Geovani Broering e pró-reitor Acadêmico, Ricardo Leone | Imagem 2: Professores em atividade formativa

Por Amábile Antunes

Jornalista responsável: Patrícia Dias - RPTME 6701/SC