Unifacvest debate futuro da educação com pensadores do mundo todo

19/11/2021

A quinta-feira, 18 de novembro, trouxe pensadores do mundo todo ao 7º Simpósio Internacional da Unifacvest. O evento híbrido contou com público e palestrantes de forma presencial no Teatro da instituição e on-line com transmissão simultânea pelo UnifacvestPlay no YouTube. O Simpósio desse ano traz a temática Cenário pós-pandêmico: o futuro da educação mediada por tecnologias.

Geovani Broering, reitor da Unifavest, fez a abertura enfatizando a importância de se reinventar na pandemia e aproveitar os benefícios da tecnologia para impulsionar o conhecimento com mais celeridade, pois "hoje no país todo em mais de mil cidades, temos mais de mil polos funcionando, isso é algo novo, mas é algo que nós temos certeza que ao longo dos anos vai se tornar cada vez mais comum. A Unifacvest vem crescendo bastante, em polos, alunos, colaboradores e divulgação da ciência, nós nos preparamos e nos equipamos para esse momento. Salas de aulas foram remodeladas, equipamentos adquiridos e estruturas foram montadas para que pudéssemos facilitar cada vez mais a educação, para que pudéssemos com mais facilidade multiplicar o conhecimento e com o uso das tecnologias a nosso favor, poderemos aprender cada vez mais e ensinar melhor, tanto no ensino presencial como no EAD” ressaltou.

A abertura contou com a presença do Deputado Estadual Marcius Machado, a Coordenadora Regional de Educação, Maria de Fátima Ogliari, do Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão da Unifacvest, Renato Rodrigues e de Maria Cecília Groef, proprietária do polo da Unifacvest em Caxias do Sul (RS) representando todos os polos da Unifacvest pelo Brasil.

Em seguida, aconteceram as conferências magistrais com o pronunciamento das professoras Dra. Renata Ernlund Freitas de Macedo e Dra. Aline Cadena Von Bahten, da Universidade PUCPR, que enfatizaram em suas fala as adequações e perspectivas da pesquisa e da formação stricto sensu na área da saúde animal e com o pronunciamento da professora Dra. Cláudia Franco, da Universidade Veiga de Almeida, do Rio de Janeiro, que palestrou sobre as adequações e perspectivas da pesquisa e da formação stricto sensu na área do Direito.

Logo após, a programação seguiu com a palestra diretamente do México, do professor Dr. Dither Balderas, da Universidade Cypher Learning, que enfatizou o cenário e perspectivas da educação pós-pandemia.

O evento continuou em transmissão internacional com a palestra do professor Dr. Matteo Finco, diretamente da Sapienza Universidade de Roma, na Itália, o professor destacou em sua fala o paradoxo da inclusão/exclusão na sociedade moderna.

Encerrando as transmissões internacionais da manhã, o professor Dr. Fábio da Silva Veiga, da Universidade do Porto, em Portugal, trouxe a conferência sobre o direito empresarial na pandemia, fechando a programação matutina.

Reiniciando as atividades no período da tarde, a programação contou com a primeira mesa redonda do Simpósio, também com transmissão internacional por meio do Conversatório - América Latina: desafios da educação pós-pandemia. Os participantes foram os doutores, Alejandro Claveria - ALAC Chile, Alexandre Teixeira - ALAC Uruguai, Ivan Artazza - ALAC Argentina, Elizabete Rocio Espinoza Portilla - ALAC Peru e Ramon Hernandez de Jesus - ALAC Venezuela.

O Simpósio prosseguiu com a segunda mesa redonda, em transmissão internacional com a participação dos professores doutores, Javier Alfonso Delgadillo Molano, Henry Wilson León Calderon e Patricia Gallo, diretamente da Fundacion CIAES, da Colômbia, que debateram sobre a arte e cultura na América Latina.

Logo após, o evento teve continuidade com a última conferência do período vespertino, onde por meio de transmissão diretamente do Rio de Janeiro, a professora Dra. Letícia Maria de Oliveira, da Universidade Veiga de Almeida, palestrou sobre soberania e ordem internacional pós-pandemia: algumas reflexões. 

A programação da noite teve início com a fala do professor Dr. Pedro Hermílio Villas Bôas Castelo Branco, com transmissão diretamente do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de janeiro, o professor palestrou sobre teoria do conhecimento e pandemia: cenários do amanhã. Logo após, o evento continuou com a conferência do Dr. Luiz Roberto Liza Curi, Conselheiro da Câmara de Educação Superior do CNE, que falou sobre Regulamentação Educacional em época de Pandemia: as respostas do CNE.

Em seguida, a palestra proferida foi a do professor Dr. Cleyson de Moraes Mello, diretamente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, abordando em sua fala, o estado e o direito privado em situações de emergência sanitária, e com essa transmissão as atividades do primeiro dia do 7° Simpósio Internacional foram encerradas.

O Simpósio continua hoje, iniciando com a conferência do Promotor de Justiça e comentarista da Globo News, Dr. Guilherme Braga Peña de Moraes, da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, que falará sobre direito constitucional e redes sociais, a transmissão internacional simultânea inicia logo após, com o Dr. Alberto Ferrai, diretamente da Universidad de Cordoba na Argentina e membro da Unesco, palestrando sobre as mudanças climáticas e o desenvolvimento regional.

A programação segue com a transmissão do conferencista Dr. Emilio Camacho, da Universidad Nacional de Asunción, no Paraguai, em sua palestra, abordará o tema democracia na América Latina. Logo em seguida, a Dra. Martha Zureck Mortka, diretamente da Polônia, do Institute for Sustainable Technologies, irá palestrar sobre energy potencialidades e cenários de crise. A próxima conferência a ser transmitida, será com o Dr. Debabrata Samanta, diretamente da Índia,  da School of Sciences, da Christ University, que irá palestrar sobre educação é tech pós-pandemia na Ásia.

As atividades matutinas encerram com a participação da Dra. Claudia Ribeiro Pereira Nunes, diretamente dos Estados Unidos, da Universidade de Yale, abordando o ensino jurídico e as novas tecnologias: algumas experiências positivas.

A programação do período da tarde terá início às 14h com a conferência diretamente de Portugal, com o Dr. Luis Miguel Cardoso, do Instituto Politécnico do Porto, que dissertará sobre continuidades e desafios na educação européia contemporânea. Logo após, diretamente da Colômbia, do Central Technological Institute Technical School, a conferencista Doris Hernadez Dukova, falará sobre o Projeto Clases Espejo.

Na sequência, haverá a terceira mesa redonda, fechando a programação da tarde, com a participação do Dr. Ricardo José Santos, da State University of New York/Nassau College, nos Estados Unidos, Dra. Priscila Elise Alves Vasconcelos e Dr. Rogério Borba da Silva, ambos da Unifacvest, os quais abordarão a estabilidade do vínculo de trabalho no sistema de ensino superior estadunidense.

A Dra. Sandra Martini, da UniRittert, inicia a última noite abordando o lugar da técnica na sociedade pós-pandêmica. Logo em seguida, o Dr. Rafael Carvalho Rezende Oliveira, da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, fará sua conferência sobre os ajustes nas agências reguladoras pós-pandemia. Dando continuidade no cronograma do evento, a Dra. Tarcimaria Gomes, do Instituto Federal do Espírito Santo e Dra. Rita Borges, do Centro Universitário Municipal de São José, debaterão as continuidades e possibilidades para a educação brasileira.

A conferência com a Dra. Nadya Reznik, diretamente da National University of Life and Environmental Sciences, na Ucrânia,  que explanará sobre contribuições da Ucrânia para arte e cultura para o mundo, encerrará a segunda noite do Simpósio.

O 7º Simpósio Internacional tem o apoio dos programas de doutorado interinstitucional (Dinter) recomendados pelo Capes entre a Unifacvest e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Universidade Veiga de Almeida (UVA), do Rio de Janeiro, além de 14 instituições nacionais e internacionais.

 

Imagem 1: Magnífico Reitor, Geovani Broering fazendo a abertura oficial do 7º Simpósio Internacional da Unifacvest

Imagem 2: Autoridades presentes

 

Por Amábile Antunes

Unifacvest Press - Agência Experimental de Comunicação

Jornalista responsável: Patrícia Dias - RPTME 6701/SC

Coordenação: Ricardo Leone Martins


Galeria de Fotos