VII Simpósio Internacional da Unifacvest acontece em novembro

28/10/2021

Acontece nos dias 18 e 19 de novembro, o 7º Simpósio Internacional da Unifacvest com o tema Cenário pós-pandêmico: o futuro da educação mediada por tecnologias, que nesta edição é organizado pelos Programas de Mestrado Profissional em Práticas Transculturais e Direito e Desenvolvimento Sustentável, com apoio de 14 instituições de educação nacionais e internacionais. O evento tem início previsto para as 9h e segue até 21h nos dois dias de programação, com transmissão ao vivo pelo Canal Unifacvest Play, no YouTube.

A abertura no dia 18/11, às 8h, terá o pronunciamento do Reitor da Unifacvest Professor Geovani Broering, do Pró-Reitor de pesquisa e extensão, Renato Rodrigues e dos reitores das universidades parceiras na organização. Na sequência, os pronunciamentos das coordenações dos Programas de Doutorado Interinstitucional - DINTER em Produção Animal Integrada com a PUCPR e de Direito com a UVA - RJ, iniciando às 10h com a Dra. Renata Ernlund Freitas de Macedo, que abordará as adequações e perspectivas da pesquisa e da formação stricto sensu na área da saúde animal, juntamente com a professora Aline Cadena von Bahten também da PUCPR. Às 10h15 a professora Cláudia Franco, da Universidade Veiga de Almeida, do Rio de Janeiro, falará sobre as adequações e perspectivas da pesquisa e da formação stricto sensu na área do Direito.

O Dr. Dither Balderas, do México, diretor da Cypher Learning, uma das maiores plataformas de aprendizagem do mundo estará em Lages (SC) e apresentará o Cenário e perspectivas da Educação pós pandemia às 10h30, com a mediação do coordenador da Unifacvest Press, Ricardo Leone Martins. Às 11h, com transmissão da Sapienza Universidade de Roma, na Itália, o Dr. Matteo Finco, sob coordenação do professor Leonardo Rabelo e tradução da professora Inês Staub Araldi, falará sobre o paradoxo da inclusão/exclusão na sociedade moderna. A programação matutina encerra com a participação do Dr. Fábio da Silva Veiga, que falará diretamente da Universidade do Porto, em Portugal, sobre o direito empresarial na pandemia, tendo a coordenação da professora Ana Flávia Eccard. Todas as coordenações e mediação de mesas serão feitas pelos professores da Unifacvest.

A programação retorna às 14h com a primeira mesa redonda do simpósio, por meio do Conversatório - América Latina: Desafios da educação pós-pandemia. Os participantes serão os doutores, Alejandro Claveria - ALAC Chile, Alexandre Teixeira - ALAC Uruguai, Ivan Artazza - ALAC Argentina, Elizabete Rocio Espinoza Portilla - ALAC Peru e Ramon Hernandez de Jesus - ALAC Venezuela, sob coordenação do professor Eduard Marquardt. Logo após, às 15h acontece a segunda mesa com os doutores, Javier Alfonso Delgadillo Molano, Henry Wilson León Calderon e Patricia Gallo, diretamente da Fundacion CIAES, da Colômbia, com o tema arte e cultura na América Latina, coordenados pelo professor Fabio Eduardo Grunewald Soares. Já às 16h, o Dr. Antônio Celso Alves Pereira, Reitor do Centro Universitário de Valença no Rio de Janeiro e a Dra. Letícia Maria de Oliveira Borges, da Universidade Veiga de Almeida, também do Rio de Janeiro, debaterão sobre a soberania e a ordem internacional pós-pandemia: algumas reflexões, com a coordenação da professora Viviane Grassi.

A partir das 19h o Dr. Pedro Hermílio Villas Bôas Castelo Branco, diretamente do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de janeiro, com a coordenação do pró-reitor de pesquisa e extensão da Unifacvest, Renato Rodrigues, abordará o tema Teoria do conhecimento e pandemia: cenários do amanhã. Em sequência, às 19h30, o Dr. Marcelo Martinez, Reitor da Universidad Nacional de La Rioja, na Argentina, abordará o tema Cenários possíveis da Educação Superior na Argentina, com a coordenação da professora Arceloni Neusa Volpato. Às 20h, o Dr. Luiz Roberto Liza Curi, Conselheiro da Câmara de Educação Superior do CNE, falará sobre Regulamentação Educacional em época de Pandemia: as respostas do CNE, tendo a coordenação do professor da Unifacvest Felipe Fert. Encerrando a programação da noite, às 20h30, o Dr. Cleyson de Moraes Mello, diretamente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, abordará O Estado e o direito privado em situações de emergência sanitária, com coordenação da professora Roberta Sommalliva.

O segundo dia do Simpósio reinicia às 8h30, do dia 19/11, com o Promotor de Justiça e comentarista da Globo News, Dr. Guilherme Braga Peña de Moraes, da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, sobre direito constitucional e redes sociais, coordenado pela professora Mara Darcanchy. Logo em seguida, às 9h, o Dr. Alberto Ferrai, diretamente da Universidad de Cordoba na Argentina e membro da Unesco, irá palestrar sobre as mudanças climáticas e o desenvolvimento regional, sob a coordenação da professora Fatima Regina da Silva Pereira. Seguindo o cronograma, às 9h30, a palestrante, Dra. Malka Grewal, diretamente da Índia, da British Schoo/Edukos Kids Captation, abordará o tema Refletindo sobre Educação e Tecnologia, com a coordenação do professor Leonardo Groef. Às 10h seguindo com a programação, Dr. Emilio Camacho, da Universidad Nacional de Asunción, no Paraguai, sob coordenação do professor Alexandre Ribeiro Filho, falará sobre Democracia na América Latina. Já às 10h30, Dra. Martha Zureck Mortka, diretamente da Polônia, do Institute for Sustainable Technologies, irá palestrar sobre Energy Potencialidades e cenários de crise, com a coordenação da professora Rejane Dutra Bergamaschi. A conferência das 11h, será transmitida diretamente da Índia, com o Dr. Debabrata Samanta, da School of Sciences, da Christ University, que irá palestrar sobre Educação é Tech pós-pandemia na Ásia, com a coordenação da professora Soeli Staub Zembruski.

A programação matutina encerra às 11h30 com a participação da Dra. Claudia Ribeiro Pereira Nunes, diretamente dos Estados Unidos, da Universidade de Yale, abordando O ensino jurídico e as novas tecnologias: algumas experiências positivas, com coordenação do professor Carlos Castilho.

A programação do período da tarde terá início às 14h com a conferência diretamente de Portugal, com o Dr. Luis Miguel Cardoso, do Instituto Politécnico do Porto, que dissertará sobre Continuidades e desafios na educação européia contemporânea, sob coordenação da professora Isabela Melim Borges. Logo após, às 15h, diretamente da Colômbia, do Central Technological Institute Technical School, a conferencista Doris Hernadez Dukova, falará sobre o Projeto Clases Espejo, com a coordenação da professora Beatriz Lúcia Salvador Bizotto. Na sequência, às 16h, terá a terceira mesa redonda, com a participação do Dr. Ricardo José Santos, da State University of New York/Nassau College, nos Estados Unidos, Dra. Priscila Elise Alves Vasconcelos e Dr. Rogério Borba da Silva, ambos da Unifacvest, os quais abordarão a estabilidade do vínculo de trabalho no sistema de ensino superior estadunidense, com a coordenação do professor Mário Cesar Brinhosa.

A Dra. Sandra Martini, da UniRittert, incia a última noite abordando O lugar da técnica na sociedade pós-pandêmica, com a coordenação da professora Fabiana Soares. Logo em seguida, às 19h30, o Dr. Rafael Carvalho Rezende Oliveira, da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, explanará sobre Os ajustes nas agências reguladoras pós-pandemia, com a coordenação do professor José Roberto Paludo. Dando continuidade no cronograma do evento, às 20h, a Dra. Tarcimaria Gomes, do Instituto Federal do Espírito Santo e Dra. Rita Borges, do Centro Universitário Municipal de São José, debaterão as Continuidades e possibilidades para a educação brasileira, com a coordenação do professor Gustavo Capobianco Volaco.

A última conferência do simpósio acontece às 20h30 com o tema contribuições da Ucrânia para arte e cultura para o mundo, com a Dra. Nadya Reznik, diretamente da National University of Life and Environmental Sciences, na Ucrânia, sob coordenação da professora Josiane Brugnera.

Durante a realização do 7º Simpósio Internacional não haverá aulas para os alunos dos cursos de graduação presencial na Unifacvest.

O VII Simpósio Internacional tem o apoio dos programas de doutorado interinstitucional (Dinter) recomendados pelo Capes entre a Unifacvest e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Universidade Veiga de Almeida (UVA), do Rio de Janeiro, além de 14 instituições nacionais e internacionais.

As inscrições para apresentação de pôsteres, resumos ou participação como ouvinte (certificação de 30h) estão abertas na Sala Virtual do Unimestre ou no site do VII Simpósio neste link: <https://unifacvest.com.br/simposiointernacional>. Para mais informações a Unifacvest disponibiliza um canal direto no WhatsApp (49) 3225-4114 ou pelo e-mail simposio@unifacvest.edu.br.

Por Ricardo Leone Matins e Amábile Antunes

Unifacvest Press - Agência Experimental de Comunicação

Jornalista responsável: Patrícia Dias - RPTME 6701/SC

Coordenação: Ricardo Leone Martins


Galeria de Fotos