Aula inaugural dos cursos de Licenciatura presenciais em Letras/Inglês e Educação Especial tem a presença do Reitor Geovani Broering

17/08/2021

A Unifacvest venceu o edital do Governo de Santa Catarina para a oferta dos cursos de licenciatura presenciais em Letras/Inglês e em Educação Especial para suprir a demanda formativa de professores destas áreas na serra catarinense. Os alunos iniciaram as atividades na noite de segunda-feira, 16/08/2021 com uma aula inaugural no Teatro, seguindo as normas de biossegurança, que teve a presença do Reitor Geovani Broering. Os alunos têm bolsas integrais pelo programa Uniedu e os trinta primeiros inscritos receberão auxílio de R$ 400,00 para permanência. Cada turma tem 40 alunos que terão aulas todas as noites durante os quatro anos de formação de cada curso.

Na aula inaugural o Reitor destacou o investimento do Governo do Estado de Santa Catarina na educação superior oportunizando aos seus futuros professores a melhor formação, sem custo e com auxílio financeiro. Parabenizou os alunos pela sábia decisão em tornarem-se professores de duas áreas cuja demanda cresce a cada dia: a do professor de inglês para um mercado bilíngue e a do professor da educação especial, imprescindível no processo de inclusão educacional. Reafirmou as qualidades de infraestrutura e de professores que garantiram a escolha do Estado pela Unifacvest, provocando os alunos para participarem ativamente da vida da universidade que retoma sua rotina presencial a partir de 23 de agosto, paulatinamente, fazendo uso das bibliotecas (física e virtuais), laboratórios de informática, redação, salas modelo, salas de metodologias ativas, clínicas e todos os atendimentos disponíveis de apoio aos alunos. Somos uma comunidade e agora, vocês fazem parte dela, concluiu.

Na sequência, o professor Ricardo Leone, pela Equipe Multidisciplinar e as coordenadoras dos cursos de Letras/Inglês, Profª Arceloni Volpato, e de Educação Especial, Professora Fabiana Malinverni, explicaram os procedimentos didáticos, metodológicos e estruturais dos cursos, além das características de cada um e de todos os materiais educacionais que estarão disponíveis aos alunos na Plataforma Educativa que hospedará todos os materiais e a concomitante gravação de todas as aulas do curso. O curso é presencial, entretanto, toda a tecnologia de transmissão síncrona das aulas ao vivo para a Sala Virtual será mantida pela Unifacvest, oportunizando aos alunos a revisão dos conteúdos a qualquer momento, enfatizaram.

As professoras Renata Freitas e Franciele Castanha que atuam na assessoria da pró-reitoria acadêmica explicaram os procedimentos de uso da Plataforma Educativa Unimestre que permite o acesso digital a toda documentação acadêmica de forma instantânea e sem custos aos alunos, o desenvolvimento das atividades práticas e complementares, da necessidade do projeto semestral de extensão acadêmica e das responsabilidades, exigências e compromissos decorrentes da bolsa pública concedida pelo Estado.

Legendas de imagem: 1) Alunos; 2) Reitor Geovani Broering; 3) Professor Ricardo Leone; 4) Professora Arceloni Volpato; 5) Professora Fabiana Malinverni; 6) Professora Renata Freitas; 7) Professora Franciele Castanha.

Por Ricardo Leone

Jornalista Responsável: Patrícia Dias - - RPTME 6701/SC