Semana Acadêmica comemora 5 anos do primeiro mestrado da Unifacvest

21/06/2021

Era uma sexta-feira, 24 de junho de 2016, no início da noite, 19h, quando o saudoso Prof. Dr. Marco Antônio Maschio Cardozo Chaga proferiu a aula inaugural do recém recomendado Programa de Mestrado Profissional em Práticas Transculturais da Unifacvest. Nestes cinco anos o programa de alta performance credenciado pela CAPES titulou 49 mestres e entregou para a comunidade científica 35 produtos publicados, lembra, com orgulho, o Reitor Geovani Broering.

Segundo a coordenadora do programa, a Profª. Drª Arceloni Neusa Volpato, este curso foi idealizado pelo próprio Marco Antônio no ano de 2015 e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES) em 2016, com o objetivo de formar profissionais que gerem valor e inovação ao mercado de trabalho e na sociedade, levando o conhecimento para além dos muros da universidade.

Para comemorar esses cinco anos de produção acadêmica, será realizado entre os dias 22 e 24 de junho o E-academic Week do Mestrado com o tema “A fluidez das práticas transculturais em tempos líquidos”, que contará com a presença dos docentes do programa, docentes e pesquisadores da Unifacvest, mestrandos e convidados especiais do Brasil e dos países com os quais a universidade tem colaboração bilateral. A semana está com inscrições abertas na Sala Virtual do Unimestre e a programação completa disponível neste link: https://bit.ly/3cYWCBT

O programa tem duas linhas de aprendizado: uma voltada aos estudos de cultura e literatura e outra ao desenvolvimento de tecnologias. Compõem o corpo docente permanente do programa a Profª. Drª. Arceloni Neusa Volpato, Prof. Dr. Eduardo Marquardt, Prof. Dr. Fábio Eduardo Grunenwald Soares, Prof. Dr. Gustavo Capobianco Volaco, Profª. Drª. Inês Staub Araldi, Prof. Dr. José Endoença Martins, Profª. Drª. Katia Eliane Muck e a Profª. Drª. Soeli Staub Zembruski, tendo como docentes colaboradores o Prof. Dr. Carlos Albano Volkmer de Castilho e Prof. Dr. José Roberto Paludo. Esta última abriga profissionais de qualquer área, na qual desenvolvem produtos para aplicação imediata na sociedade e que podem até mesmo com isso iniciar um negócio.

O programa, por ser profissional, não é baseado em dissertações e teses, que até podem ser feitas, mas o foco mesmo é na criação de produtos, que não precisam ser feitos individualmente, podendo contar com parcerias. São setenta e oito possibilidades de produção, como por exemplo, livros, aplicativos, sites e portais, que geram produtos diversos, desde estudos biográficos, guias para auxiliar consultores de venda, aplicativos com informações turísticas da cidade e também para auxílio de imigrantes haitianos, livros de história para crianças não alfabetizadas e que buscam estimular sua alfabetização, entre vários outros.

Seis grupos de pesquisa atualmente atuam no LETEC, sigla de Linguagens, Educação, Tecnologia e Cognição, que é liderado pelas docentes Profª. Drª. Arceloni Neusa Volpato e a Profª. Drª. Inês Staub Araldi, e são voltados ao estudo das linguagens, tecnologias da educação e literatura, e inclui professores, mestrandos e egressos. Dentre os mestres formados pelo programa na Unifacvest está Elisiana Wathier Oliboni. Moradora do município de Bandeirantes, no extremo oeste catarinense. Ela viajava cerca 500 km para participar das aulas em Lages. Hoje mestre em Práticas Transculturais, Elisiana afirma que fez a escolha correta ao ingressar no programa. “Com certeza foi a melhor escolha que eu já fiz na minha vida profissional. Eu posso dizer que a Unifacvest também me escolheu”, afirma.

O grau de satisfação com o programa é excelente, pois a procura por suas atividades é grande, não sendo limitado somente à Serra Catarinense, tendo procura também por outros estados do Brasil e países, como Venezuela e Colômbia.

O mestrado tem duração de 24 meses e é realizado semestralmente, preferencialmente nos sábados nos períodos matutino e vespertino. Durante a pandemia as aulas são geradas na Sala Virtual de forma síncrono (on-line e ao vivo).

O programa oferece 16 vagas semestrais e está com edital de inscrições aberto até o dia 19 de julho neste link: https://t.co/UlkpCMToCi?amp=1. Informações pelo whatsapp (49).

Acesse a fanpage no Facebook neste link: https://www.facebook.com/mestradoempraticastransculturais. As produções são publicadas nas revistas Synthesis, Entrevero, Araucária, Gralha Azul, Flor de Maçã e O Tropeiro que contam com produções dos alunos e professores disponíveis em http://periodicos.unifacvest.edu.br.

Legenda das imagens:

Prof. Dr. Marco Antônio Maschio Cardozo Chaga

Reitor Geovani Broering

Profª Drª Arceloni Neusa Volpato

Por Ricardo Leone e Lucas Silva, acadêmico de jornalismo e bolsista da Unifacvest Press

Jornalista Responsável: Patrícia Dias - RPTME 6701/SC