Comitê de Ética em Pesquisa da Unifacvest tem capacitação pela CONEP

11/12/2020

O Centro Universitário Facvest - Unifacvest dentro do princípio constitucional de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão tem um Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos - CEP, que analisa, sugere e autoriza as experimentações entre professores e acadêmicos com os usuários dos serviços de saúde e outros investigados. O CEP da Unifacvest segue toda a regulamentação e protocolos exarados pelo Conselho Nacional de Saúde através da CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) que é a responsável por autorizar e acompanhar todas as pesquisas realizadas no país. Para se ter uma ideia, para a solicitação de testagem e posterior produção e venda de qualquer medicamento ou vacina na ANVISA, antes é necessária a aprovação pela CONEP. Esta responsabilidade exige constante aperfeiçoamento e conhecimento das plataformas e protocolos nacionais, razão da capacitação que acontece nesta sexta-feira, 11/12/2020 através de webconferência entre os membros do CEP da Unifacvest e da CONEP, diretamente de Brasília pelo G-Suite Google Meet.

Agenda da capacitação nacional inclui leitura de documentos e análise das atividades do CEP da Unifacvest como adequação da Legislação pertinente aos CEPs, aspectos do regimento do CEP, prática da recepção e validação documental realizadas, conforme destaca o coordenador, prof. Renato Rodrigues.

Estão orientando a qualificação os membros da CONEP Tiago Araújo Cunha e Rodrigo Batagello, explicando o funcionamento e as atualizações da Plataforma Brasil que foi construída para integrar todos os projetos de pesquisa do Brasil e dar agilidade às tramitações.

O Reitor da Unifacvest, prof. Geovani Broering, participa da atividade contextualizando a estrutra que a universidade disponibiliza para que o Comitê possa exercer as suas funções e garantir o manuseio ético, por acadêmicos e professores, nas experimentações que envolvem seres humanos, reforçou.

A Unifacvest possui também um Comitê de Ética no Uso de Animais, a CEUA, que regulamenta e supervisiona as pesquisas que envolvem animais no curso de Medicina Veterinária e naqueles que usam cobaias para experimentação.

Para saber mais sobre o CEP acesse https://www.unifacvest.edu.br/cep

Legenda de imagem: Capacitação virtual do CEP Unifacvest

Por Ricardo Leone Martins