Pesquisadores internacionais participam do 6º Simpósio da Unifacvest

18/11/2020

A tecnologia educativa foi tema de conferência ministrada pela Prof. Dra. Claudia Dias, diretamente da Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), na Espanha, durante o 6º Simpósio Internacional sobre Metodologias Ativas e Imersão Cognitiva Virtual. O debate foi mediado pelo Prof. Dr. Eduard Marquardt, docente do Programa de Mestrado Profissional em Práticas Transculturais da Unifacvest.

Levando em consideração os contextos de ensino e aprendizagem para a formação profissional adotados em tempos de pandemia, Dra. Claudia pontuou ideias e conceitos que visam uma profunda reflexão sobre a utilização das tecnologias no setor educacional. A docente fez uma reflexão baseando-se pelos contextos históricos da educação, afirmando a necessidade dos espaços de aprendizagem serem repensados. "Antigamente usávamos espaços distintos e hoje com o 'boom' tecnológico temos que revisar os espaços de aprendizagem que são interessantes para este processo", destacou.

O assunto seguiu sendo debatido na conferência mediada pelo Prof. Dr. Fábio Eduardo Soares, da Unifacvest. O palestrante foi o Prof. Dr. Luis Miguel Oliveira Barros Cardoso, da IPP/UA (Portugal), que abordou a "Educação e tecnologia: o presente da sala de aula do futuro".

Conforme Dr. Luis Miguel cerca de 1,38 bilhões de estudantes no mundo foram atingidos pelos impactos da Covid-19, já que as instituições de ensino tiveram que optar pelo ensino remoto. "Isso leva a repensar na missão do professor, a condição de ensino-aprendizagem e os cuidados para migrarmos a digitalização do conhecimento, criando novas compreensões em termos de inovação tecnológica. Se olharmos para a sala de aula do presente, ela está de fato muito longe do que imaginávamos que seria o futuro", evidenciou.

O conferencista ainda afirmou que as gerações que estão nas universidades tem competências como criatividade, colaboração, pensamento crítico e comunicação, consideradas ferramentas alicerces do futuro. "Temos a possibilidade de inovarmos através da tecnologia, fazendo uma metamorfose para o digital, porque este é o caminho da inovação e a partir daí as universidades vão dar um grande passo em frente e contribuir com a nossa comunidade", concluiu.

A tarde seguiu com mesa redonda sobre formação Stricto Sensu, mediada pelo Prof. Dr. José Endoença Martins, da Unifacvest. Foram conferencistas os pesquisadores Dra. Claudia Brescancini, Dr. Amauri Bogo, Dr. Frederico Fernandes e Dr. Leonardo Rabelo, que refletiram a sobre a realidade, possibilidades e perspectivas dos profissionais de alta formação.

Para o Prof. Dr. Leonardo Rabelo, coordenador do programa de mestrado e doutorado em Direito da Universidade Veiga de Almeida (UVA), cada vez mais a iniciação científica deve ser estimulada na graduação para que os jovens possam se ver no papel de pesquisadores. "Estas pesquisas devem ser provocadas desde muito cedo, pois não há nada mais benéfico para as pessoas do que a curiosidade. O Scrito sensu vale a pena para as pessoas que tiveram essa curiosidade acirrada", afirmou.

A segunda mesa redonda do evento aconteceu logo em seguida com o tema "Metodologias ativas: imersão cognitiva virtual". Participaram do debate a Prof. Dra. Arceloni Neusa Volpato, como mediadora, Prof. Dra. Ines Staub Araldi e Prof. Dndo. Ricardo Leone Martins, da Unifacvest. Inicialmente a discussão baseou-se na análise de um artigo sobre os estilos de aprendizagem com convergência das tecnologias digitais, contextualizando os três perfis de ser humano da atualidade: ativo, reflexivo e pragmático, pontuou Araldi.

Conforme o Prof. Dndo. Ricardo Leone Martins, o debate sobre educação que permita a aprendizagem tem sido tônica frequente nas últimas três décadas e superar a metodologia clássica da sala de aula resultante da Ratio Studiorum dos jesuítas não é uma tarefa fácil.

O docente apresentou aspectos históricos e de cunho filosófico para ilustrar o caminho pelo qual a educação passou até chegar a atualidade. "O debate que chega neste momento otimizado pela tecnologia que nos conecta fulltime não é o de agora na educação básica. Existe um descompasso entre o avanço das práticas na educação básica, no chamado chão da escola, com as pesquisas desenvolvidas na universidade", evidenciou. Para o pesquisador a tecnologia não substitui o professor e não tem capacidade de torná-lo melhor, apenas permite revelar mais do que ele já é.

A profª Drª Arceloni Volpato fez uma reflexão sobre a nossa capacidade mudança após um apanhado histórico dos métodos educativos da Didática Magna de Comenius à releitura a partir da complexidade de Edgar Morin que permita a literacia, ou seja, o letramento de autoconhecimento e o letramento digital para a compreensão e existência na cibercultura.

Ainda na programação do Simpósio foi debatido o tema "Um novo modelo de mundo: sociedade, economia e futuro", com a Prof. Dra. Elisabeth Teixeira, da Universidade de Aveiro (Portugal) e Prof. Dra. Beatriz Salvador Bizotto, da Unifacvest. Em seguida, aconteceu um debate sobre as possibilidades e perspectivas de Internacionalização, com a Dra. Doris Dulkova (ITC/Colômbia), Dra. Luciane Stallivieri (UFSC), Mg. Patrícia Salinas (ITM/México) e Mag. Luis Federico Castore (UTN.LR/Argentina).

Às 18h30min está previsto uma mesa redonda sobre a formação de profissionais do século 21 com os integrantes da Associação Latino Americana de Ciência e Tecnologia (ALAC), Dr. Alejandro Villalobos Claveroa (Chile), Dra. Rosangela Martins Carrara (Brasil), Dr. Juan Martin Almeraya (México) e MSc Javier Alfonso Molano (Colômbia). O simpósio encerra com a conferência sobre Turismo e Mobilidade, diretamente das Filipinas, com a Dra. Gina Alcorizza da University of Santo Tomas - Legazpi.

O 6º Simpósio Internacional sobre Metodologias Ativas e Imersão Cognitiva Virtual está sendo promovido pela Unifacvest, organizado pelo Programa de Mestrado Profissional em Práticas Transculturais com apoio dos programas de mestrado e doutorado interinstitucionais (Minter/Dinter) recomendados pelo Capes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da Universidade Veiga de Almeida (UVA), do Rio de Janeiro. Integram a organização do evento e a coordenação internacional das conferências e mesas redondas a Associação Latino Americana de Ciência e Tecnologia (ALAC), a FAI (índia), o ITIFP (Colômbia) e a UPES (Índia).

Devido a realização evento não haverá aula para os cursos de graduação, sendo que os acadêmicos deverão participar da atividade. A verificação de frequência será realizada através de um link que será enviado pelos professores no horário de aula, através do e-mail institucional.

Para mais informações a Unifacvest disponibiliza um canal direto no WhatsApp (49) 3225-4114.

Por Rafael Oliveira Vargas e Ricardo Leone Martins- RPTME 6697/SC
Unifacvest Press - Agência Experimental de Comunicação
Coordenação: Ricardo Leone Martins

 

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