Palestra sobre Computação Inspirada na Natureza abre o 6º Simpósio Internacional da Unifacvest

18/11/2020

Com o tema Metodologias Ativas e Imersão Cognitiva Virtual, teve início na manhã desta quarta-feira, 18/11, o 6º Simpósio Internacional da Unifacvest. A transmissão está acontecendo através do Canal UnifacvestPlay, no YouTube. O evento conta com intérprete de libras e tradução simultânea em inglês/português.

O pró-reitor acadêmico da Unifacvest, Prof. Roberto Lopes da Fonseca, iniciou a conferência virtual saudando todos os participantes, especialmente os pesquisadores, professores e alunos. Em sua fala, Fonseca enfatizou a importância da relação da Unifacvest com instituições internacionais como forma de aquisição de conhecimento para a comunidade acadêmica.

Para o pró-reitor de pesquisa e extensão da Unifacvest, Prof. Renato Rodrigues, presidente do comitê organizador do evento, um dos principais objetivos do simpósio internacional é estabelecer encontros possíveis, respeitando pontos de vista, a evolução da aprendizagem e a mediação do professor com as metodologias ativas e imersões cognitivas virtuais, proporcionando práticas dialógicas de forma interdisciplinar.

A primeira palestra foi originada diretamente da University of Petroleum and Energy Studies (UPES), com a participação da Dra. Deepshikha Barghava, que abordou sobre a computação inspirada na natureza. Com vasto conhecimento na área, a pesquisadora atuou como Ministra de Educação e Recursos Humanos da Índia, é PhD em Ciência da Computação com especialização em inteligência artificial, computação inspirada na natureza e agentes de softwares. A conversa foi mediada pela Prof. Me. Juliana Facchini de Souza, docente dos cursos de tecnologia da Unifacvest.

Em sua fala, Dra. Deepshikha afirmou que a computação inspirada na natureza trata-se da busca pelo desenvolvimento de novos métodos de computação. Isso se dá através de análises de como fenômenos naturais se comportam na resolução de problemas complexos em diversas situações ambientais. "A computação inspirada na natureza atinge a educação, pois fala-se em inteligência artificial, matemática, programas, bioinformática e o uso de cálculos aproximados para fornecer soluções imprecisas, através de soft computing", destaca a pesquisadora.

De acordo com Dra. Deepshikha Barghava o sucesso da computação inspirada na natureza (AIN - Inteligência Artificial na Natureza) depende quase que exclusivamente de habilidades analíticas e em programação. Sobre as vantagens deste tipo de metodologia tecnológica, ela afirma que pontos positivos são gerados nos envolvidos, como satisfação no trabalho, aperfeiçoamento da aprendizagem, novas oportunidades de carreira e orientações.

Ainda pela manhã participam do simpósio, o Dr. N. B. Shing (FAI/Índia) que aborda sobre o poder da espiritualidade na qualidade de vida e na perpetuidade dos Negócios e, logo após, às 11h30, Dr. Luciano Gamez (UNIFESP) que disserta sobre Psicodrama Pedagógico: relatos de experiência. A tarde a programação inicia às 12h30mim com conferência sobre Tecnologia educacional, ministrada pela Dra. Claudia Dias (UNED/Espanha).

O 6º Simpósio Internacional sobre Metodologias Ativas e Imersão Cognitiva Virtual está sendo promovido pela Unifacvest, organizado pelo Programa de Mestrado Profissional em Práticas Transculturais com apoio dos programas de mestrado e doutorado interinstitucionais (Minter/Dinter) recomendados pelo Capes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da Universidade Veiga de Almeida (UVA), do Rio de Janeiro. Integram a organização do evento e a coordenação internacional das conferências e mesas redondas a Associação Latino Americana de Ciência e Tecnologia (ALAC), a FAI (índia), o ITIFP (Colômbia) e a UPES (Índia).

Devido a realização do 6º Simpósio Internacional sobre Metodologias Ativas e Imersão Cognitiva Virtual ser um evento realizado pela Unifacvest, não haverá aula para os cursos de graduação, sendo que os acadêmicos deverão participar do evento. A verificação de frequência será realizada através de um link que será enviado pelos professores no horário de aula, através do e-mail institucional.

Para mais informações a Unifacvest disponibiliza um canal direto no WhatsApp (49) 3225-4114.

Legenda das imagens: 1) Dra. Deepshikha Barghava abre o 6º Simpósio falando sobre computação inspirada na natureza. 2) Central de transmissão do VI Simpósio

Por Rafael Oliveira Vargas e Ricardo Leone Martins- RPTME 6697/SC