Simpósio Internacional da Unifacvest acontece nesta quarta

17/11/2020

Acontece nesta quarta-feira, 18/11, o 6º Simpósio Internacional da Unifacvest com o tema Metodologias Ativas e Imersão Cognitiva Virtual, que nesta edição é organizado pelo Programa de Mestrado Profissional em Práticas Transculturais e mais cinco universidades nacionais e internacionais. O evento tem início previsto para às 8h e segue até 22h, com transmissão ao vivo pelo Canal Unifacvest Play, no YouTube.

A abertura acontece às 8h com o pronunciamento do Reitor Geovani Broering e do pró-reitor de pesquisa e extensão, Renato Rodrigues. A primeira palestra está programada para às 8h30min com a Dra. Deeepshikha Barghava, diretamente da University of Petroleum and Energy Studies (UPES), na Índia. A pesquisadora abordará a computação inspirada na natureza.

Às 9h30min, o palestrante será o Dr. N. B. Shing que irá falar sobre o poder da espiritualidade na qualidade de vida e na perpetuidade dos Negócios. O indiano fará a transmissão da Fater Academy of India (FAI). O mesmo ocorre em seguida, às 10h30min, com conferencista Dr. Pankaj Srivastava que abordará sobre espiritualidade, qualidade de vida e perenidade da empresa, diretamente da Índia. A programação matutina encerra com a participação do Dr. Luciano Gamez, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Através de relatos de experiência, o psicólogo falará sobre Psicodrama Pedagógico Online, a partir das 11h30.

A programação do período da tarde terá início às 12h30min com conferência diretamente da Espanha. A Dra. Claudia Dias, da Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) dissertará sobre Tecnologia educacional: espaços, tempos e prática na formação profissional. Logo após, às 13h30min, diretamente do Instituto Politécnico de Portalegre, em Portugal, o conferencista Dr. Luis Miguel Cardoso falará sobre Educação e Tecnologia: o presente da sala de aula do futuro.

A primeira mesa redonda do simpósio acontece às 14h30 com participação da Dra. Claudia Brescancini, Dr. Amauri Bogo e Dr. Frederico Fernandes que debaterão sobre formação Stricto sensu: profissionais de alta formação - realidade, possibilidades e perspectivas. Já a segunda mesa redonda, às 15h30min, terá como discussão as Metodologias Ativas com a Dra. Arceloni Neusa Volpato, Dra. Ines Staub Araldi, Dndo. Ricardo Leone Martins e Dra. Simone Regina Dias, da Unifacvest.

A programação do 6º Simpósio Internacional tem sequência às 16h30min com palestra da Dra. Elisabeth Teixeira (Universidade de Aveiro/Portugal) e da Dra. Beatriz Salvador Bizotto (Unifacvest) que tratarão sobre um novo modelo de mundo: sociedade, economia e futuro. Logo após, às 17h30min, Dra. Doris Hernandez Dukova (ITC/Colômbia), Dra. Luciane Stallivieri (UFSC), Mg. Patrícia Montaño Salinas (ITM/México), Mag. Luis Federico Russo Castore (UTN/Argentina) abordarão sobre internacionalização: possibilidades e perspectivas.

O evento virtual segue às 18h30min, através de mesa redonda sobre formação de profissionais para o século XXI, com a participação do membros da Associação Latino Americana de Ciência e Tecnologia (ALAC), Dr. Alejandro Villalobos Claveria (Chile), Dra. Rosangela Martins Carrara (Brasil), Dr. Juan Martin Ceballos Almeraya (México) e MSc. Javier Alfonso Delgadillo Molano (Colômbia). A última conferência do simpósio acontece às 19h30 com o tema Turismo e mobilidade, aspectos culturais,  debatido pela Dra. Gina Alcorizza, da University of Sto Tomas - Legazpis (Filipinas).

Devido a realização do 6º Simpósio Internacional sobre Metodologias Ativas e Imersão Cognitiva Virtual ser um evento realizado pela Unifacvest, não haverá aula para os cursos de graduação, sendo que os acadêmicos deverão participar do evento. A verificação de frequência será realizada através de um link que será enviado pelos professores no horário de aula, através do e-mail institucional.

O VI Simpósio Internacional tem o apoio dos programas de mestrado e doutorado interinstitucionais (Minter/Dinter) recomendados pelo Capes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da Universidade Veiga de Almeida (UVA), do Rio de Janeiro, que  e apoio de instituições internacionais. Integram a organização do evento e a coordenação internacional das conferências e mesas redondas a ALAC (Associación Lationoamericana de Ciéncia y Tecnología), a FAI (ìndia), o ITIFP (Colômbia) e a UPES (ìndia),

As inscrições para apresentação de pôsteres, resumos ou participação como ouvinte (certificação de 12h) estão abertas na Sala Virtual do Unimestre ou no site do VI Simpósio clicando aqui.

Para mais informações a Unifacvest disponibiliza um canal direto no WhatsApp (49) 3225-4114.

Legenda das fotos: edições anteriores do Simpósio Internacional

Por Rafael Oliveira Vargas e Ricardo Leone Martins- RPTME 6697/SC