Professor Cleimon diz que vai encampar e implementar o PROET

23/10/2020

A Unifacvest durante o ciclo de conversas com os candidatos à Prefeitura de Lages (SC), cidade sede do Campus Central, ouviu às 20h desta sexta-feira, 23/10, o Professor Cleimon Dias, candidato do PT que estava acompanhado do candidato a vice, Domingos Valente (PV), da assessora de imprensa Evellyn Schulze e de Velci Vieira, fundadora do PV em Lages.  O Reitor Geovani Broering segue apresentando aos candidatos a proposta da criação do Programa Educação para Todos - PROET, em nível municipal, nos moldes do Prouni. Este Programa que já foi apresentado ao executivo municipal abrange "estudantes da Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e Ensino Superior, em instituições privadas instaladas no Município de Lages, com ou sem fins lucrativos".

Broering explicou que em 2003 após audiência pública da Assembleia Legislativa de SC em Lages apresentou proposta semelhante aos deputados, pois o programa de bolsas do artigo 170 da Constituição Estadual abrangia apenas instituições comunitárias, momento em que foi ampliado e hoje, possibilita aos alunos ingressarem em qualquer universidade estadual pelo Uniedu, sem distinção.

Com o Programa atual, os pais e os jovens poderão escolher em qual escola ou universidade estudar com o apoio da Prefeitura que não precisará investir recursos, mas trocar impostos e serviços por vagas nas instituições.

Professor Cleimon Dias afirmou "Vimos com bons olhos o Programa de bolsas de estudos apresentado pelo Reitor Geovani Broering, pois dá oportunidade para dar acesso a todos os estudantes de cursar uma educação de qualidade, o que faz parte do nosso programa de governo. Analisaremos com a Unifacvest  posteriormente, pois essa é a nossa prática, do debate qualificado, e encaminharemos para a câmara assim que tivermos fechado esse processo. A ideia é muito boa e vamos encampar e implementar". Cleimon também disse que vai "criar o gabinete de emergência da pandemia e pós-pandemia, para cuidar da saúde física e mental das pessoas. E a Unifacvest integrará este gabinete pois tem expertise e profissionais qualificados para auxiliar no planejamento da recuperação dos estudos e da economia da cidade ",encerrou.

Durante a conversa, o Reitor salientou que "o prefeito ou a prefeita tem que dizer que a oportunidade é para todos e fazer que de fato seja. É de suma importância dar assistência aos alunos que estudam em escolas públicas para que possam ingressar no ensino superior e, consequentemente, garantir o progresso da cidade". Ainda em sua fala, Geovani Broering evidenciou a necessidade de investir no desenvolvimento e planejamento de Lages. "Tem que planejar a cidade num todo, começando pela educação e na qualificação das pessoas para que elas possam auxiliar na resolução dos problemas encontrados aqui. Quem assumir a prefeitura a partir de janeiro de 2021 precisa criar um programa de fomentação de pequenas empresas e incentivar os cidadãos a crescerem, gerando renda e novas oportunidades", concluiu.

A Unifacvest enviou o PROET para a assessoria de todos os candidatos à prefeitura de Lages e com o Reitor conversaram os candidatos Lucas Neves (PSL), Airton Amaral (Patriotas), Carmen Zanotto (Cidadania) e Professor Ed (Psol). O candidato a reeleição, Antônio Ceron (PSD) tem agenda para a próxima segunda-feira, dia 26/10, a partir das 17h, encerrando o ciclo de conversas.

Leia a minuta do projeto clicando aqui

Legenda das imagens: Reitor Geovani Broering em audiência com o candidato Cleimon Dias (PT), Domingos Valente candidato a vice a Evellyn Schulze, assessora de comunicação

Por Ricardo Leone com transcrição de Patrícia Dias e Rafael Vargas.

Jornalista: Rafael Oliveira Vargas - RPTME 6697/SC