Coordenadora do Mestrado Profissional em Práticas Transculturais participa de fórum da Capes

22/10/2020

Teve início na tarde desta quarta-feira, 21/10 e segue até sexta-feira, 23/10, o Fórum dos programas profissionais de Literatura e Linguística, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O evento remoto reúne todos os coordenadores de programas stricto sensu profissionais da área existentes no país, sob coordenação da Prof. Dra. Mirian Hisae Yaegashi Zappone.

O objetivo principal do fórum é preparar as instituições para a avaliação quadrienal da totalidade de programas em todas as áreas, sendo levado em consideração aspectos como a estrutura, corpo docente, produção dos professores, produtos desenvolvidos, internacionalização e atenção aos egressos.

O fórum conta com a participação da coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Práticas Transculturais da Unifacvest, Prof. Dra. Arceloni Neusa Volpato. Juntamente com as coordenadoras dos programas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e na Universidade Estadual de Londrina (UEL). A Prof. Dra. Arceloni apresentou a estrutura do programa profissional ofertado pela Unifacvest, em Lages.

Conforme Prof. Dra. Mirian Zappone o fórum se fez necessário para debater sobre as particularidades desta modalidade de curso e, concomitantemente, oportunizar um contato mais efetivo entre os programas. "Estamos tendo esta conversa a fim de pensar em estratégias conjuntas para a melhora na qualidade dos cursos profissionais", enfatizou a coordenadora durante o primeiro contato com as universidades.

A coordenadora do Mestrado Profissional em Práticas Transculturais da Unifacvest, Prof. Dra. Arceloni Volpato avalia o fórum como uma oportunidade única para a integração dos coordenadores e conhecer as experiências exitosas dos demais programas. "É um momento de aprendizagem intensa e gera possibilidade de aprimoramento do nosso programa. Assim como também mergulhar no instrumento que será a base de toda a avaliação quadrienal, que resulta na nota final do nosso programa", finalizou.

O segundo dia do evento remoto conta com a participação de coordenadores da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Feevale, Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul). A programação encerra no dia 23 com a palestra Parâmetros e métodos na avaliação de periódicos, ministrada pelo coordenador adjunto da área de linguística e literatura da Capes, Prof. Dr. José de Magalhães.

Saiba mais sobre o Programa de Mestrado Profissional em Práticas Transculturais clicando aqui.

Legenda das imagens: Prof. Dra. Arceloni Volpato apresenta estrutura do programa da Unifacvest

Por Rafael Oliveira Vargas - RPTME 6697/SC