Imortal da ABL ministrará aula para doutorandos em Direito da Unifacvest/UVA

16/10/2020

Acontece neste sábado, 17/10 e domingo, 18/10, a última aula para os alunos do Programa de Doutorado Interinstitucional em Direito da Unifacvest em parceria com a Universidade Veiga de Almeida (UVA). A aula será remota síncrona, gerada da cidade do Rio de Janeiro e ministrada pelo Prof. Dr. Arno Wehling, na disciplina de Instituições Político-Jurídicas Brasileiras o que deve abordar as perspectivas do cenário jurídico e a história das instituições no Brasil.

Graduado em História e Direito, doutor em história e livre docência em história ibérica, ambos pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor pela Universidade do Porto, em Portugal, o docente atuou na implantação e desenvolvimento de Programas de Pós-Graduação (PPG) de renomadas instituições como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Também desempenhou a função de docente de PPG em Direito nas Universidades Gama Filho e Veiga de Almeida, onde leciona atualmente.

Wehling é autor de diversas obras e trabalhos com enfoque em filosofia, história e nas áreas jurídicas, sendo que como historiador destaca-se no âmbito da epistemologia das ciências humanas, ideias políticas e jurídicas e das história do direito e instituições. Dentre as obras que escreveu estão os livros Direito e Justiça e Formação do Brasil Colonial. A relação completa de suas obras está disponível na plataforma Google Scholar <https://bit.ly/2FyzKeW>.

Devido a sua contribuição para a literatura jurídica brasileira, desde 2017 Arno Wehling é membro imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), onde ocupa a cadeira 37, sendo sucessor de Ferreira Goulart. Também é membro da Academia Brasileira de Educação, da Academia das Ciências de Lisboa, das Academias Carioca e Catarinense de Letras e de institutos históricos estaduais.

A biografia acadêmica e profissional de Arno Wehling conta ainda com a sua participação ativa em diversas organizações que foi convidado ou voluntariou-se como o Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O programa de doutorado acadêmico em Direito da Unifacvest tem a cidadania, internacionalização e relações jurídicas como área de concentração, sendo compreendido em duas linhas de pesquisa: Direito, Constituição e Cidadania e Estado, Cidadanias e Mundialização das Relações Jurídicas. Os doutorando entram após esta disciplina na fase de qualificação e defesa das suas teses

Por Rafael Oliveira Vargas - RPTME 6697/SC

Legenda imagem: Dr. Arno Wehling tem significativa participação no meio acadêmico e jurídico internacional. (Fonte: O Globo)