A sua vida está uma loucura?

10/10/2020

A sua vida está uma loucura?

Ficou curioso? Se conseguiu parar para ler esta pergunta é porque algo está lhe preocupando. Mas você não está sozinho. O dia mundial da saúde mental é celebrado no dia 10 de outubro como forma de lembrar a importância do cuidado com a mente humana, independentemente de gênero, faixa etária e realidade socioeconômica de cada pessoa.

De acordo com a supervisora de estágios de psicologia no Campus Cidadania da Unifacvest, Profª. Grazielle Floriani, disfunções relacionadas a saúde mental vem acompanhando a história da humanidade ao longo dos tempos mas, infelizmente, ainda hoje falar sobre isso é considerado tabu. Conforme a psicóloga, a sociedade ainda tem preconceito, medo e dificuldade em discutir sobre depressão, bipolaridade e transtornos de ansiedade.

Na Cartilha de Orientação de Atenção à Saúde Mental, lançada em setembro deste ano pela Advocacia-Geral da União (AGU), consta que de maneira geral as pessoas não expressam claramente que estão em sofrimento profundo. Sobre isso, a psicóloga Grazielle Floriani afirma que tem relação ao medo da aceitação. "O maior problema está em a pessoa não aceitar o que ela tem, não procurar um especialista, acabar buscando qualquer outra pessoa e depois de um longo período procurar um psicólogo ou outro profissional da área. Isso tem que ser levado muito a sério", completa.

A depressão é uma das doenças mais conhecidas quando fala-se em saúde mental. De acordo com especialistas, a doença não tem uma cura propriamente dita, mas pode ser minimizada através de trabalho terapêutico. Grazielle defende que o apoio da família e dos amigos é fundamental para a minimização dos sintomas.

O psicólogo é um profissional que trabalha com perturbações de natureza mental, além de questões emocionais, sensitivas e comportamentais. "O trabalho do psicólogo vai além do físico, sendo feito de forma terapêutica, para que todos os aspectos do ser humano sejam desenvolvidos’’, concluiu Grazielle. 

Os tratamentos de saúde mental são acessíveis e estão disponíveis a toda comunidade, seja pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou por instituições que realizam o serviço, como a Casa da Cidadania. No local, os acadêmicos do curso de Psicologia da Unifacvest prestam os atendimentos psicoterapêuticos de forma gratuita, sob supervisão da Profª. Grazielle Floriani. A Casa da Cidadania funciona das 8h ao meio dia e das 14h às 17h. Para mais informações acesse o site https://www.unifacvest.edu.br/ ou pelo WhatsApp (49)3225-4114.      

Legenda das imagens: Prof. Grazielle Floriano é supervisora de estágios na Casa da Cidadania

Por Iago Soares Ávila Barbosa - Estagiário de Publicidade e Propaganda
Unifacvest Press - Agência Experimental de Comunicação
Coordenação: Ricardo Leone Martins
Jornalista: Rafael Oliveira Vargas - RPTME 6697/SC


Galeria de Fotos