Biblioteca da Unifacvest entre as melhores do Brasil

07/10/2020

A biblioteca do Campus Central da Unifacvest desde 1998 tem o objetivo de fornecer suporte informacional às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos docentes, acadêmicos e técnico administrativos.Tem como missão dar acesso a informações de qualidade, complementando o conteúdo acadêmico científico, através de uma infraestrutura completa de pesquisa em acervos físicos e virtuais.

De acordo com a avaliação do Ministério da Educação figura entre as melhores do país como conceito máximo em razão do número de títulos atuais disponíveis e ao amplo acervo digital.

O acervo físico da biblioteca é composto com livros, dissertações e teses, além de periódicos científicos impressos, periódicos virtuais, obras de referências, dicionários, jornais, boletins, folhetos, mapas, anais de eventos, fitas de vídeo, CD's e DVD's.

O acesso às bibliotecas digitais é totalmente gratuito. A Pearson, por exemplo, conta com milhares de títulos de diversas áreas do conhecimento e de 16 editoras consagradas no mercado editorial brasileiro. Além disso, a comunidade acadêmica pode acessar também à Saraiva, que é considerada hoje a mais completa biblioteca digital do país e o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que conta com 45 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

A biblioteca conta com cinema 3D, salas de estudo, mesas de estudo, bancadas individuais com acesso à internet para notebook, computadores com internet, sala de reuniões, armários para guarda dos pertences dos alunos, além das salas de administração e atendimento.

Conforme a bibliotecária Graziela Glória Nunes, os empréstimos de livros seguem sendo realizados normalmente para os acadêmicos mesmo durante o período de distanciamento social. "Os alunos podem frequentar a biblioteca respeitando as normas de distanciamento de 1,5 metro, usando máscaras, álcool gel e evitando aglomerações", enfatiza.

Para a retirada de livros, o aluno precisa ter cadastro que pode ser feito no momento do atendimento. Basta apresentar um documento com foto e número da matrícula. Podem ser retirados até dois livros pelo período de 14 dias.

O horário de atendimento da biblioteca é de segunda à sexta-feira das 13h às 17h e das 18h às 21h40min e nos sábados das 8h às 11h40min. Para mais informações acesse o sítio da Biblioteca no site https://www.unifacvest.edu.br/ ou pelo WhatsApp (49)3225-4114.

Por Kimberly Ganzer - Acadêmica bolsista
Unifacvest Press - Agência Experimental de Comunicação <unifacvestpress@gmail.com>
Jornalista: Rafael Oliveira Vargas - RPTME 6697/SC

Legenda das imagens: Biblioteca Central da Unifacvest