Unifacvest em Desafios desenvolverá metodologias ativas para a aprendizagem on-line

24/09/2020

Com o objetivo de desenvolver a prática de construção colaborativa do conhecimento científico, a Unifacvest volta a promover os Desafios On-line. A atividade acontecerá através da Sala Virtual do Unimestre e das multiplataformas digitais entre os dias 21 de setembro e 14 de novembro. Neste período, todos os acadêmicos da instituição participarão de um desafio por disciplina presencial cursada. A atividade equivalerá a 50% da segunda nota do semestre letivo.

Os produtos deverão ser produzidos por equipes de até quatro integrantes, podendo ser em formato de podcasts, vídeos, portfólio, artigo, pôster, blog, mapa conceitual, projetos em programas específicos das engenharias e arquitetura, diorama virtual ou maquete, surveys na área da saúde e ciências sociais aplicadas, folderes e aplicativos. É necessário que os grupos certifiquem-se das especificidades de cada produto através do regulamento, disponível em https://bit.ly/32QHAcO.

Conforme orientações da Equipe Multidisciplinar da Unifacvest, os desafios devem seguir as áreas do conhecimento e categorias do VI Simpósio Internacional de Metodologias Ativas e Imersão Cognitiva Virtual, que acontece no dia 18 de novembro. Os acadêmicos e docentes poderão inscrever o produto final para publicação na Revista Synthesis (ISSN 1676-9805). A relação de áreas e categorias estão dispostas no artigo 8º do regulamento.

Neste semestre, a avaliação dos desafios será realizada em três etapas. A primeira será executada pelo professor orientador do desafio, que atribuirá a nota e selecionará o melhor produto da sua disciplina. Feito isso, o produto será encaminhado para a coordenação do curso que terá a responsabilidade de escolher o melhor de cada turma e destiná-los para a Equipe Multidisciplinar.

A última etapa consiste na avaliação realizada pela coordenação do Programa de Mestrado em Práticas Transculturais juntamente com os professores do programa. Uma avaliação definirá o melhor trabalho de cada curso. Será levado em consideração a originalidade, criatividade, contribuição para a ciência e para a comunidade.

O melhor trabalho de cada curso terá seu produto publicado em uma edição especial da Revista Synthesis e convertido em um vídeo para divulgação no site unifacvest.edu.br e nas redes sociais da universidade. Já as cinco publicações mais impulsionadas no Instagram @unifacvestplay receberão uma cópia impressa da revista para cada membro da equipe.

Os vídeos com os melhores trabalhos serão apresentados na Galeria Virtual de inovação tecnológica e produtos com metodologias ativas durante o VI Simpósio Internacional. Acesse todas as informações do Simpósio Internacional aqui: https://bit.ly/35wVLpb

Legenda da imagem: Desafios realizados no início de 2020

Jornalista responsável: Rafael Oliveira Vargas - RPTME 6697/SC