Setembro Amarelo: precisamos falar sobre isso

23/09/2020

Setembro Amarelo: precisamos falar sobre isso

Setembro é marcado pelo início da estação das flores e cores, a primavera. Com ele também se inicia o enfoque na campanha em prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos morre no mundo uma pessoa vítima do suicídio. O Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking dos países com altos índices em tentativas e óbitos, registrando cerca de 10 mil casos anualmente. Em Santa Catarina, até o dia 25 de agosto de 2020, a foram registrados 400 casos.

O Setembro Amarelo teve início no ano de 2014 em uma parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), que organizam anualmente a campanha. Ela aborda a necessidade do tratamento psicológico e terapêutico trabalhando com cada indivíduo a importância da vida. De acordo a OMS, 90% do casos podem ser evitados, porém pouco se fala sobre o assunto.

No atual cenário em que vivemos, uma pesquisa da ABP mostra que 47,9% médicos psiquiatras tiveram um aumento em suas consultas. Além disso os dados alertam que 89,2% dos psiquiatras notaram sintomas mais graves no período de isolamento social e 70% dos profissionais afirmaram ter recebido novos paciente durante a pandemia.

Para pessoas que sofrem com transtornos de ansiedade, depressão ou quaisquer alterações de humor, os profissionais da psicologia recomendam que busquem conversar com alguém próximo ou o auxílio das redes de apoio, como o Centro de Valorização da Vida (CVV) que fornece assistência de forma virtual e voluntária. Informações sobre o atendimento são encontradas no site cvv.org.br ou pelo telefone 188.

Em Lages, a Unifacvest conta com a Casa da Cidadania, um espaço para atividades práticas e estágios dos acadêmicos do curso de Psicologia e que realizam atendimento à comunidade. Todos os serviços contam com supervisão e orientação de docentes, que são profissionais atuantes e devidamente registrados na área. Saiba mais através do site unifacvest.edu.br ou pelo telefone (49)3021-3055.

Legenda da imagem: Casa da Cidadania da Unifacvest

Por André Penna - Acadêmico Bolsista
Unifacvest Press - Agência Experimental de Comunicação
Coordenação: Ricardo Leone Martins
Jornalista responsável: Rafael Oliveira Vargas - RPTME 6697/SC


Galeria de Fotos